População Sai às Ruas em Protesto na Nigéria. Manifestantes se mobilizaram em resposta à crise econômica que afeta o país.

Grupos Protestam na Nigéria Contra Aumento Exponencial dos Preços e Custo de Vida

Na Nigéria, diversos grupos se uniram em protestos para expressar sua insatisfação com o aumento dramático dos preços e do custo de vida. “A Nigéria enfrenta a pior crise econômica em uma geração. A inflação anual chegou a 34,19%, a mais alta em décadas, e os preços dos alimentos estão subindo ainda mais rapidamente. Em Lagos, por exemplo, a batata-doce aumentou quatro vezes de preço em menos de um ano,” relatou a BBC.

“Estamos protestando devido à taxa de inflação, que tornou impossível arcar com itens básicos como comida, água, roupas e medicações,” afirmou Banwo Olagokun, um ativista nigeriano, em entrevista à BBC. Embora os protestos não estejam diretamente relacionados à perseguição religiosa, eles têm impacto na igreja na Nigéria.

Cristãos Afetados Pela Crise

A pressão econômica está afetando especialmente os cristãos perseguidos no país, particularmente os deslocados internos, que se encontram cada vez mais marginalizados. A Nigéria ocupa a 6ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2024, um ranking dos países mais perigosos para cristãos. No último fim de semana (4), a crise se intensificou com grupos criminosos armados com adagas, facões e outras armas invadindo lojas e restaurantes nas áreas de Bauhi e Junção Zololo.

Muitos estados do país impuseram toques de recolher e registram um aumento no número de vítimas fatais e feridos. “Eles roubaram reservas de alimentos e outros itens valiosos,” relatou Caleb Mutfwang, governador do estado de Plateau.

Historicamente, grupos radicais têm explorado a instabilidade para atacar ainda mais a Igreja Perseguida na Nigéria. Portanto, os parceiros locais da Portas Abertas e os cristãos perseguidos necessitam de ajuda urgente em meio à crise e violência.

Ajude Cristãos Vítimas de Violência

A extrema violência na África Subsaariana requer uma resposta imediata. Com uma doação, é possível apoiar congregações em Burkina Faso, país vizinho à Nigéria, a auxiliar vítimas da perseguição violenta com necessidades materiais e espirituais, além de cuidados pós-trauma.

Crédito: Portas Abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *